sexta-feira, 17 de junho de 2016

Conclusão do portefólio

Percorrido este longo caminho, chegámos ao seu termo. Muito trabalho foi realizado e muitas foram as aprendizagens. No entanto, o meu percurso como docente continuará a desenvolver-se através de investigação, estudo cuidado, responsabilidade no acompanhamento das várias mudanças de ordem social, cultural e tecnológica, e ainda reflexão e questionamento contínuo da minha prática letiva. Destaco, sobretudo, a necessária humildade para constatar as ultrapassadas e descontextualizadas práticas pedagógicas que já não surtem os efeitos desejados. Nestes casos, há que repensar o ensino e implementar novos procedimentos mais eficazes.
Em síntese, considero que o balanço das minhas aprendizagens foi muito positivo. Tratou-se de uma formação que veio a melhorar a minha atividade pedagógica, despertando-me para novos e melhores caminhos a seguir. Apesar de não lecionar atualmente Português e História e Geografia de Portugal do 2º ciclo, tive sempre especial interesse por estas disciplinas. Comecei a minha carreira docente lecionando o grupo de recrutamento 200. Por isso, esta profissionalização vem completar as minhas habilitações como docente. Muito há para aprender, basta querer melhorar. Este é a função do professor: melhorar as aprendizagens dos alunos. Para consegui-lo, o professor necessita de procurar melhorar como educador. Despeço-me com alguns pensamentos de Paulo Freire:



 Soraia Martins Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário